Faxinal do Soturno começa reconstrução de desvio na ERS-348

Faxinal do Soturno começa reconstrução de desvio na ERS-348

Foto: Bianca Cassol (prefeitura de Faxinal do Soturno)

Como forma de reduzir os impactos causados aos moradores e de quem transita pela região, o município de Faxinal do Soturno começou o trabalho para a reconstrução do desvio no local da ponte na ERS-348, sobre o Arroio Guarda-Mor, na terça-feira (24). 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

– Essas comunidades (Sítio dos Mellos e Sítio Alto) possuem um grande número de famílias e essa é uma rota muito importante para nosso município. Já iniciamos o trabalho de reconstrução do aterro e das estruturas para liberar o trânsito por esse local, novamente, enquanto aguardamos a construção da nova ponte – afirma o prefeito Lourenço Domingos Moro.

Segundo informações do município, será realizado um novo aterro, junto às galerias de concreto armado, instaladas em 2024. A estrutura foi construída de forma provisória e tem como objetivo manter o acesso entre as comunidades do interior e ao município de Ivorá

Foto: Bianca Cassol (prefeitura de Faxinal do Soturno)

Após as enchentes de 2024, uma ponte provisória foi construída pelo Exército com suporte da prefeitura. Ainda em maio deste ano, o desvio feito pela prefeitura foi levado novamente por conta das cheias. Em 31 de maio, a prefeitura concluiu um novo desvio, para possibilitar o trânsito, que acabou levado na última semana

Os moradores cobram pela construção da ponte definitiva. Ainda em fevereiro de 2025, o governador Eduardo Leite assinou a ordem de início para construção da nova ponte. À época, no projeto, a estrutura teria extensão de 120 metros e investimento de R$ 11,7 milhões do governo do Rio Grande do Sul. 

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informou que alguns questionamentos foram levantados quanto à fundação da ponte. O Daer aguarda justificativa dos projetos para avaliar a solução e começar as obras da ponte. 

Sobre a ponte definitiva

"O Daer esclarece que a empresa contratada para as obras das pontes no Arroio Guarda-Mor e do Rio Soturno entregou os projetos à comissão de engenheiros do departamento responsáveis pela análise dos estudos.

Esse grupo aprovou a maior parte das soluções apresentadas, mas levantou questionamentos quanto aos serviços propostos na fundação das pontes. A empresa sugeriu a solução de estaca-raiz com uma penetração de grande profundidade no interior da rocha – o que não é usual nesse tipo de fundação.

Assim, o Daer aguarda as justificativas dos projetistas para avaliar a solução e autorizar o começo das obras."

Nota enviada pelo Daer ainda na segunda-feira (23).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Corpo de turista brasileira é resgatado de cratera na Indonésia Anterior

Corpo de turista brasileira é resgatado de cratera na Indonésia

Corsan orienta usuários a buscarem canais de relacionamento em caso de desabastecimento para as equipes verificarem situação Próximo

Corsan orienta usuários a buscarem canais de relacionamento em caso de desabastecimento para as equipes verificarem situação

Geral